Thiago Bianchi: “Levantem e mordam!”

Hail Headbanguers do Metal Militia!

Com a pausa dos shows internacionais e o final de ano que da uma esfriada nos trabalhos, tanto da radio como no profissional, acaba aparecendo um tempo para escrever sobre o que tem acontecido na cena. Sendo assim não poderia deixar meu comentario sobre o artigo do vocalista do Shaman / Karma Thiago Bianchi (para ler clique aqui),escrito a algumas semanas.

Não irei comentar os erros de grafia ou concordância como alguns fizeram, o que me interessa é a parte em relação ao Metal Nacional. Também não farei a santa inquisição que alguns sites/banguers fizeram criticando ferozmente o manifesto do vocalista (como no site Collector’s Room que entendo não ser uma midia especializada, logo não entende o manifesto), acho o tema interessante e que vale o debate.

Vamos começar pelo obvio que é a carencia em que a cena nacional tem hoje. Bianchi foi extremamente feliz nesse ponto. A cena esta carente de banguers que valorizem o trabalho feito aqui mas o problema não é só esse, afinal como se não bastasse não valorizar muitos fazem questão de ser extremamente criticos ao ouvir ou ver uma banda nacional. Quando se ouve um Metallica ou Iron Maiden, por exemplo, existem só elogios mesmo com os ultimos fracos trabalhos mas ao tratar de bandas nacionais a critica é forte e muitas vezes desrespeitosa, bem como muitos comentários em resposta a esse manifesto.

Não sou daqueles que pregam um apoio incondicional a bandas e/ou eventos brazucas, mas sim um apoio mais racional sem preconceitos. Ouça o som da banda brasileira da mesma maneira que uma banda gringa, com os mesmos critérios e se gostar vá ao show, compre o cd a camiseta, etc. Se não gostar simplesmente apague o som do seu HD ou saia do myspace dos caras e pronto. Não entendo o motivo que alguns tem de falar para todos que tal banda é uma bosta, que a gravação é ruim ou que o guitarra toca mal pra caralho, por vezes soa até como inveja ou medo do sucesso alheio.

Em contrapartida, quando Thiago fala da cobertura da midia, ou da grande midia como prefirir, começa o maior delirio dele na minha opinião. A midia de massa não esta nem ai para o metal a anos ou até decadas e isso não é privilégio apenas da cena nacional, não vejo bandas de metal frequentar midia de nenhum país no mundo e sendo assim aqui no Brasil não seria diferente.

Outro ponto que discordo no texto é a parte de “Todos os dias de minha vida, acordei, saí da cama e fiz algo pelo heavy metal”, por mais que nós banguers encaremos o Heavy Metal quase que como uma religião o discurso martir de se sacrificar não me agrada. Fazemos as coisas pelo metal, seja quem tem banda ou zine, ou selo/produtoras, por prazer. Se não gostassemos de fazer não fariamos e sendo assim não é uma luta ou sacrificio que possamos nos glorificar.

Contudo o que mais me chama atenção nessa frase é que se você Thiago, levantou todos os dias de sua vida pelo metal nacional, gostaria de saber o que de fato fez. Muitos (não somente você) acreditam estar lutando pela cena simplesmente pelo fato de fazer parte de uma banda mas isso não diz nada. Quem tem banda ajuda somente a si mesmo, a sua própria banda, para lutar pela cena é preciso mais que isso, é necessário ser mais altruista e ajudar a todos promovendo eventos, bandas, e com certeza fazer algo além de simplesmente um texto de revolta. Reclamar é muito facil, vemos diariamente protestos nas principais avenidas no pais pelos mais diversos motivos mas como ninguém faz nada alem da baderna das passeatas as coisas não mudam.

Para exemplificar, cito alguns casos, obviamente não todos, de gente que luta pela cena aqui no Brasil: Red Front que esta lançando a coletânea Metal Front (link ao lado), Luis Carlosque alem de ser vocalista do grande Vulcano também leva o selo Violent Records a frente revelando grandes nomes da cena underground,o camarada Fabio da banda Sadsy que também toca o selo TornHate Records, também promovendo bandas brazucas e por fim o Ed e a Monica, que lideram a radio Metal Militia que  promove inumeras bandas do underground nacional atraves de entrevistas ou da exposição de suas musicas durante a programação sem cobrar 1 real de ninguem.

Para fechar existe um ponto, talves o item mais importante, que foi esquecido no texto ou manifesto. Essa revolução precisa partir daqueles que lideram o metal nacional hoje, ou seja, as grandes bandas (Angra, Sepultura, Krisiun, Korzus, Shaman, Hangar, etc). Se essas se unissem a favor do Metal Nacional, promovendo eventos, ajudando novas bandas ou as chamando para abertura de seus show todos os banguers teriam um grande exemplo, muito mais palpavel, e por se tratar dos grandes pileras da cena fatalmente muitos seguiriam seus passos. Mas hoje o que acontece é uma realidade muito diferente e que ninguem gosta de falar muito. Os grandes nomes de nossa cena, falando de forma genérica, se preocupam unica e exclusivamente com eles mesmos chegando até ao absurdo de cobrar a abertura de seus shows para bandas em inicio de carreira ou então participando de eventos de bandas covers mas nunca de eventos com bandas do underground, ou seja, quem deveria dar o exemplo não da e eu particularmente desconfio que em muitos os casos seja até por medo, medo de aparecer grandes bandas que roubariam o espaço destes que hoje são grandes.

Enfim, este é um tema polemico e apaixonante e com certeza não conseguirei abordar todas as variaveis dele aqui, precisaria de um livro.

 Sendo assim gostaria de deixar o convite para você Tiago Bianchi para participar de nosso programa na radio Metal Militia.

Sei que você já foi chamado algumas vezes mas não foi possivel a participação, mas estamos de portas abertas não só a vocês mas para todos aqueles que fazem a cena nacional.

abraço,
Chefe

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: